As matérias-primas essenciais do pão.

A composição mínima do pão é composta por farinha de trigo, água, sal e fermento biológico. Hoje, no blog, falaremos um pouquinho mais sobre cada um desses ingredientes e qual a sua função no processo pré-forno.

A farinha de trigo é o componente estrutural da massa e através do glúten, obtemos a extensibilidade e consistência da massa. A água, por sua vez, hidrata as proteínas da farinha de trigo e atua como um solvente que permite que durante o processo de cozimento do pão, o amido fique gelatinoso.

O sal, além de temperar e proporcionar sabor ao pão, exerce algumas funções, como: controlar a fermentação, fortificar o glúten das farinhas e uma curiosidade, é ele que clareia o miolo do pão.

Por fim, o fermento biológico. O papel principal do fermento é fazer a conversão dos açúcares presentes na massa a gás carbônico e etanol. Além de produzir o CO2, gás responsável pelo crescimento do pão, o fermento também exerce influência sobre as propriedades da massa, deixando-a mais elástica.

Para finalizar o processo de produção dos seus pães, conte com os equipamentos da SIGAMAQ para as etapas pós-forno. Conheça todos os nossos equipamentos e intensifique a sua produção com qualidade, agilidade e segurança: http://www.sigamaq.com.br/