Hoje é o dia mundial do pão e trouxemos algumas pesquisas atualizadas sobre o consumo de pão no Brasil, incluindo alguns motivos para você investir nesse mercado.
Pães industrializados cada vez ganham mais espaço
A medida em que o consumidor muda o seu comportamento, automaticamente muda a forma de comprar os alimentos que estão presentes no dia a dia. Um exemplo, é o tradicional pão francês.
“O pãozinho francês saído do forno é o mais querido do brasileiro, mas os pães industrializados estão ganhando espaço com a redução da ida do consumidor aos pontos de venda e o aumento de preço do trigo. A categoria especial, que inclui grãos integrais ou ingredientes como fibras e vitaminas, é a de mais rápida expansão no país.” Diz Tatiane Bortolozi, do Valor Econômico, em matéria do ITPC (Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria).
Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), vai de encontro com essa afirmação quando diz “Os pães industrializados representam uma opção prática, nutritiva e diversificada para a vida agitada das pessoas. Ao lado do tradicional pão branco, produtos integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas, e a combinação de vários grãos já ocupam espaços importantes nas gôndolas dos supermercados”.
Resultado em números
A pesquisa encomendada pela ABIMAPI à Kantar WorldPanel sobre as preferências e os perfis dos consumidores de pão traz números significativos.
– O estado de São Paulo é a região que mais compra, representando 36,7% do volume nacional de vendas registrado em 2017. Dessa porcentagem, os pães fatiados correspondem 72,3%.
– Quando restringido para o universo dos pães de forma, os lights foram os que mais atraíram novos compradores, com crescimento de 24% na comparação entre 2016 e o ano de 2017. Ainda assim, os preferidos foram os tradicionais, com 54,3%.
Os Indicadores da Panificação e Confeitaria, que a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) registrou em 2018, também trazem números importantes.
– As empresas pesquisadas registraram uma queda no fluxo de clientes equivalente a -1,06%, porém um aumento de 3,91% no tíquete médio, o que indica que os clientes têm gastado mais, porém ido menos às padarias.
Levando todos esses dados em consideração, fica evidente a importância das padarias e indústrias de panificação em geral estarem em constante atualização. Como forma de se destacar da concorrência e conseguir entregar o que o novo consumidor busca.
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